A TEORIA DOS RELACIONAMENTOS: OS DESTACADOS





A TEORIA DOS RELACIONAMENTOS: OS DESTACADOS 


Hoje trago ao leitor uma abordagem diferente das habituais tratadas nesta página. Na verdade, será uma coletânea de textos sobre um tema específico que há muito relutava em escrever. A teoria dos relacionamentos, genericamente aqui exposta, buscará a reflexão acerca dos desdobramentos das relações afetivas, do porquê começam, mantêm-se e terminam, e o perfil dos atores envolvidos nessa trama. Não existe a mínima pretensão da minha parte colocar um ponto final na temática, ao contrário; suscito-a com o ensejo em levantar mais hipóteses. Tampouco focarei na exceção dos casos, mas sim na regra. Logo, ao contra-argumentar, esqueça os casos isolados e mire-se no geral. 

Ainda na introdução, recomendo que nos afastemos dos conceitos dogmáticos e das crenças limitantes. Desnude o seu espírito e desobstrua o cérebro para as próximas linhas. No fim, decida por si só o que vale a pena reter. Tudo que será evidenciado a seguir volta-se somente para os relacionamentos heterossexuais, uma vez que os envolvimentos homossexuais não respondem às mesmas nuances daquele, e nem foi objeto de observação por esse humilde escritor. De forma categórica, friso que não há demérito na escolha, mas sim a real incapacidade de adentrar nessa seara sem correr o risco de tropeçar nas ideias.

Impossível destrinchar o tema sem antes mencionar sobre o Valor Sexual de Mercado (VSM). Tal concepção diz respeito sobre o poder de atratividade que homens e mulheres possui. o VSM é a soma de algumas características comportamentais, materiais e físicas, dando ao (à) possuidor(a) destaque nas escalas sociais, quer seja no campo profissional, quer no pessoal. Quanto maior for o VSM de uma pessoa, mais chances ela terá em ter um relacionamento edificante e progressão em todos os campos da vida. Consequentemente, tornara-se-à mais realizada e feliz na experiência humana.

Também é por meio do VSM que ocorre a divisão de homens e mulheres. São três níveis: destacado, médio e baixo. Para categorizar essas categorias, leva-se em conta as tais características citadas acima, a saber: físico belo, condição financeira estável ou abundante e intelecto desenvolvido. Sendo que, será destacado àqueles que tiverem todos os atributos; médio àqueles que os tiverem parcialmente, e baixo os que não os tiverem. Há um quarto ponto ainda para as mulheres, mas essa questão será discutida mais adiante. Ao compreendermos até aqui, volto-me agora para falar dos destacados, percentual mínimo na sociedade.

O homem destacado é o ser mais visado na estrutura relacional da sociedade moderna. Por ser escasso, é disputado por um grande contingente de mulheres e não tão raro tem dois, três ou até mais relacionamentos simultaneamente. Seu VSM é alto, e isso o traz o poder da escolha. Sim, o destacado escolhe com quem, quando e como se dará seus envolvimentos casuais. Para uma relação séria, esse tipo de homem escolhe, na maioria das vezes, uma mulher destacada, pois, assim como ele, ela estará em pé de igualdade frente aos seus anseios, contribuindo para manter ou até elevar seu VSM.  E quando procura mulheres do nível médio, certamente aspira mera diversão carnal.

Já a mulher destacada tem em seu repertório tudo que o homem destacado apresenta, com algumas especificidades. Ela dificilmente vai procurar um homem médio para relacionar-se, seja por diversão ou por envolvimento afetivo. Em seu cardápio, é inimaginável envolver-se com homens que não estejam no topo da pirâmide. Como já dispõe de condição financeira, intelectual e beleza física satisfatória, seu universo limite-se apenas aos homens ao seu nível ou acima. Inclusive, em alguns casos, sujeitam-se a dividir um homem destacado com outras destacadas. Além das características citadas, a mulher destacada possui um outro traço que joga em seu favor: geralmente ela teve poucos parceiros na vida, e isso conta para aumentar seu VSM.

A esses privilegiados no jogo das relações, não lhe faltam opções e nem momento para a caçar. Aliás, nem se dão ao luxo da caçada, pois a demanda espontânea para eles é farta e interminável. Transitam, se quiserem, livremente pelos três grupos, escolhendo a dedo quem será o escolhido(a). De solidão, pouco eles sabem; afinal, sempre terá alguém implorando para aplacá-la. Sobre a monogamia, normalmente ela é rejeitada, quer seja às escondidas, dando vazão ao sentimento da conquista perigosa, ou mesmo em pleno acordo com o(a) parceiro(a). Por terem múltiplas opções, enxergam as oportunidades como situações  corriqueiras e irresistíveis, encarando-as como um combustível que deixa a vida com mais sabor.

Basicamente, a construção dos destacados e suas ações atendem ao que foi mencionado acima. Obviamente, não existe  juízo de valor implícito, mas apenas uma constatação breve do contexto. Os destacados equivalem a 15% das pessoas no mundo, logo é natural que eles sejam mais visados no que tange aos relacionamentos. É natural esperar isso dada a inclinação do ser humano em buscar ascensão em tudo que empreende. Portanto, é previsto que uma mulher média ou baixa, por exemplo, deseje um homem destacado, assim como uma mulher destacada seja desejada pela ala masculina que está em níveis mais baixos. E no nosso próximo encontro, falaremos sobre os médios, que é a maioria social. Aguardem...

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ NÃO É OBRIGADO SUPRIR AS EXPECTATIVAS DOS OUTROS

O QUE ROUBA SUA PAZ?

A PREGUIÇA MENTAL: UM DESAFIO CULTURAL NO BRASIL